ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE – O que é isso?

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE – O que é isso?

Quando pensamos em ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE temos que pensar num longo caminho a ser percorrido, em especial por vivermos a era das DIETAS. Como ser consciente num mundo onde dietas tomam conta dos veículos de Alimentação? É dieta Cetogênica, Low Carb, Proteica, Paleolítica, etc… Para termos consciência do que é uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL é preciso que nos afastemos destes conceitos de dieta, que tem um curto prazo de duração – dieta tem data para começar e acabar – e pensarmos em como podemos nos alimentar a longo prazo.

 

Engraçado falar disso pq trabalho com Programa Detox, e muitos classificam Detox como uma dieta, sendo que tal classificação é totalmente errada. Detox não é uma Dieta, mas um Programa Alimentar usado para não sobrecarregar nosso organismo da carga de toxinas que absorvemos hoje, sejam elas vindas de restos metabólicos, seja vindas do externo, como metais pesados, pesticidas, agrotóxicos, conservantes, corantes, etc… Apesar que tb as pessoas poderiam viver com uma alimentação DETOX, já que ela é rica em nutrientes!

 

Muitas vezes, ou na maioria delas, o Detox acaba sendo um start-up para iniciar uma ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE. Pois estamos falando de um programa vegano, sem gluten, lactose, álcool, café, industrializados e afins. Neste caso, as pessoas redescobrem muitos alimentos pois um programa Detox é constituído de produtos orgânicos, muitos vegetais e frutas, cereais, grãos… muita Cor & Sabor.

 

Costumo brincar que ter uma ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE é lembrar-se sempre de um arco-íris. Quanto mais COR, mais NUTRIENTES. VARIEDADE é outro ponto essencial quando estamos falando de ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE. Variar alimentos! Sim, esqueça aquela dieta restritiva de FRANGO E BATATA DOCE. Use os alimentos a seu favor. A proteína não é encontrada só no Frango. Aliás, se ela for vegetal sua absorção será muito melhor e seu níveis de toxina muito menores. Além do mais, a digestão será infinitamente mais fácil. O carboidrato complexo não vem só da batata doce. Ele pode  vir do aipim, feijão, lentilha, aveia, arroz integral, grão de bico… Perceba que a lista é extensa e que se você quer fazer bem para seu organismo vc precisa variar.

 

Portanto, estes são os primeiros passos para uma ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE, que é não restringir seus alimentos. Variar seus nutrientes e pensar sempre a longo prazo. Os resultados podem vir mais devagar, mas garanto que com EQUILIBRIO, você não irá se arrepender. Tente!