O que são alimentos alcalinos?

O que são alimentos alcalinos?

ALIMENTOS ALCALINOS… muito se ouve falar hoje em dia nesta categoria de alimentos, seja nas diversas mídias sociais, seja em textos e estudos de profissionais da nutrição, seja em dietas e programas de alimentação.

Pois bem, os alimentos alcalinos estão diretamente ligados ao PH de nosso organismo, já que são eles que irão contribuir a manter nosso corpo saudável. Quando se pensa em PH e corpo saudável, é ideal se manter o mesmo equilibrado, com um valor entre 7,2 e 7,4 pH. Um pH de 7 é neutro. Um pH abaixo de 7 é ácido. Um pH acima de 7 é alcalino.

tabela-de-ph

Infelizmente, devido ao estilo de vida, stress, má alimentação, é comum termos nosso pH desequilibrado, tendendo para um ambiente ácido. O ambiente ácido não é considerado saudável, e pode levar a muitas doenças modernas, que não poderiam ser evitadas em pH neutro ou básico.

Os alimentos alcalinos ajudam a neutralizar o pH do sangue e regular este desequilíbrio  do organismo causado pelos tempos modernos (alimentação ruim + stress). Auxiliam ainda a eliminar toxinas, principalmente aqueles que também são diuréticos como o pepino, aipo ou limão, por exemplo.

Lembrem-se: Alimentos alcalinos produzem alcalinidade… Portanto, vejam alguns alimentos que contribuem para um ambiente alcalinos:

  • Todas as frutas frescas: manga, uva, melancia, mamão, amora, limão, banana, melão, maçã, pera.
  • Frutas secas, amêndoas, nozes, avelãs, castanha-do-Pará, banana passa, uva passa, ameixa, damasco.
  • Folhas verdes: brócolis, espinafre, couve.
  • Legumes, raízes, feijões, soja.
  • Couve-flor crua, milho verde, cenoura, beterraba, batata doce, abobrinha, quiabo, chuchu ralado cru, abóbora.
  • Alho, cebola, salsa, salsão.
  • Água mineral alcalina, chá verde, melado.

IMG_8509

O LIMÃO merece um destaque especial nesta lista já que é um excelente alcalinizante do corpo, tanto maior quanto mais constante for seu uso diário.

IMG_8510

No desjejum matinal:

Suco de um um limão em meio copo de água age como excelente neutralizador da acidez interna.

Aguarde por uns 15 minutos antes da refeição da manhã.

Supõe-se que o limão é agressivo para o estômago, porém ele é tão alcalinizante que pode neutralizar sua acidez. É um alimento ácido até o momento de ser ingerido; após, em seu percurso pelo corpo, é transformado em alcalinizante natural.

Portanto, observe melhor o que você está comendo e não deixe de se preocupar com os alimentos alcalinizantes.

 

Depois de uma refeição pesada e gordurosa, tome o suco fresco de um limão em água ou chá.