Watermelon Radish – Cor e sabor a mesa

Este rabanete, conhecido populamente como “Rabanete Melancia”, devido a sua coloração, é um vegetal incrível! Sua pele exterior é branco esverdeada e o seu núcleo é um magenta brilhante e nítido, com um sabor suave e doce.

Rabanetes tipo melancia, tem carne dentro, ou seja, ao contrário de algumas outras espécies que são ocas quando estão maduras, esta espécie não. A medicina chinesa, umas das mais antigas e sábias, acredita que o consumo de rabanetes e outros tubérculos, podem beneficiar e muito nossa saúde no geral. Além do mais, o Rabanete contém poucas calorias. A sua raiz fresca fornece apenas 16 calorias por 100 g. Mesmo com poucas calorias, são uma boa fonte de antioxidantes, eletrólitos, minerais, vitaminas e fibras alimentares.

Ainda, o Rabanete, como outras crucíferas e Brássicas, contém isotiocianato composto anti-oxidante chamado sulforafano . Estudos sugerem que o sulforafano auxilia a combater o câncer de próstata, da mama, do cólon e ovários, em virtude da sua inibição do crescimento das células do cancro, e efeitos citotóxicos em células cancerigenas.

Rabanetes são ricos em vitamina C – 100 g do tubérculo fornece cerca de 15 mg ou 25% do DRI de vitamina C. A vitamina C é um potente solúvel em água anti-oxidante requerido pelo corpo para a síntese de colageno. A vitamina C ainda ajuda o corpo a eliminar os radicais livres prejudiciais, prevenção de câncer, inflamação e ajudam a aumentar a imunidade.

Além disso, o rabanete contêm níveis adequados de folatos, vitamina B-6, riboflavina, tiamina, e minerais, tais como ferro, magnésio, cobre e cálcio, bem como contém muitos fitoquímicos e antioxidantes flavonóides desintoxicantes.

Por isso, use e abuse do Rabante em Saladas e até assado, que fica uma delicia.